quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Ética não combina com o nervosismo.





Acabei de chegar em casa, como já comentei num post anterior estou na pré-semana de provas = "Pilhas, bilhas, trilhas, quatrilhas de trabalhos e seminários por fazer."
Hoje foi dia de teste oral... E quer uma novidade?
Fiz uma péssima avaliação com a professora de "Ética Geral e Profissional" na faculdade e ainda estou insatisfeito com o resultado. O pior é que eu realmente tinha estudado, estava pronto para fazer, mas não sei o que se deu para acontecer um resultado tão baixo.
Fiquei muito nervoso, as palavras das perguntas que eram expostas por ela não faziam o menor sentido na minha cabeça. #PARATUDO - Parece que eu não conseguia interpretar as perguntas que ela me fazia. Sabe como é?
Ah! Tanto faz o que aconteceu, o que importa é que fiquei curioso sobre os efeitos que o nervosismo/ansiedade podem causar a uma pessoa, afinal todos que tem uma vida acadêmica precisam saber se controlar até mesmo pelo fato dos possíveis trabalhos de conclusão de curso que virão ao final da graduação. Isso sem citar a retórica, que deve ser prática DIÁRIA dos advogados e profissionais de qualquer área jurídica.
O Nervosismo além de trazer insegurança, diminui a capacidade de raciocínio e muda sua expressão facial, passando total insegurança para a parte que está a lhe observar.
Ou seja, a meu ver ele deve ser excluído da personalidade de qualquer bom profissional, a não ser que alguém veja um lado bom nestas consequências supracitadas.
A palavra mais comum em todas as minhas pesquisas para evitar esse tipo de situação, não é estranha: PREPARAÇÃO !
Nela está resumido todo o sucesso, progresso, e tantos outros 'essos' que venham a ser positivos e fogem da minha mente, por agora.
Eles dizem que não devemos nos contentar com o básico, já que pesquisar mais, estudar mais, treinar mais, buscar mais são apenas pressupostos de um vencedor. Então, que seja!
O que sei é que ética não combina com nervosismo e talvez o meu "pronto para fazer a avaliação" que afirmei ao início do post, esteja divergindo de algum dos pressupostos do PREPARADO que as minhas pesquisas indicaram.
Fazer o que então?
_ Sem desespero, me dedicar mais para a próxima e continuar postando por aqui que tem me trazido muita tranquilidade.

Um comentário:

Nilton Cezar disse...

Vou seguir o seu conselho. Ótima postagem, gostei muito.

Um forte abraço!!