quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Estudantes se destacam no Exame da OAB, com mais que o dobro de aprovações se comparado com os bacharéis já formados


Dos 3.411 pernambucanos inscritos no Exame de Ordem, promovido pela Ordem de Advogados do Brasil, 771 foram aprovados na 1ª fase do IV Unificado da OAB, realizado este ano. O índice de aprovação estadual, 22,6%, foi maior do que a nacional, de 18,48%, em um exame que teve recorde de inscrições, com 121.380 inscritos, que sucede a última, e polêmica, avaliação da OAB, que reprovou 88,2% dos candidatos. Nesta edição, o destaque foi para a participação dos estudantes, que, proporcionalmente, obtiveram o dobro de aprovações dos bacharéis já formados.

Entre os candidatos, Pernambuco representou apenas 2,81% do total, mas entre os aprovados, a participação cresceu para 5,45%. Para o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, o crescimento é encarado com ânimo e representa a consolidação da cultura jurídica do estado no âmbito nacional. "Nunca ficamos abaixo da média do país, mas comemoramos, já que isso demonstra que os bacharéis estão se dedicando a sua formação técnica e que o estudantes compreenderam a validez do esforço. Tudo isso serve de estímulo à categoria", declara. A maior parte dos candidatos aptos para a segunda etapa do exame realizaram exame no Recife (620), mas também houve 74 aprovações em Caruaru, 25, em Garanhuns e 52, em Petrolina.

Na primeira avaliação de 2011, a participação dos estudantes foi um tópico a parte. Foram 34.948 alunos do 9º e 10º períodos de faculdades de Direito de todo o país, que resultaram em 18,27% de aprovações. No campo dos bacharéis, o índice foi quase a metade. Dos 86.432 inscritos, 7.771 conseguiram passar no chamado ′peneirão`, o que representa apenas 8,99% do total. "O estudante está indubitavelmente na linha de frente, por conta da atualização diária que passa na faculdade. Entre os bacharéis, tem muita gente que já se distanciou da academia e não necessariamente está a par de todas as novidades da área", explica Mariano.

Essa justificativa, no entanto, não chega a tranquilizar boa parte dos formandos. Thiago Rocha Leandro, de 22 anos, concluinte de Direito na Universidade Católica de Pernambuco é apenas um dos alunos que, mesmo discordando do exame, se submeteram ao teste e foram aprovados nessa primeira fase. O desafio agora fica para a 2ª fase da avaliação, famosa por reprovar entre 40 e 50% dos candidatos aprovados na 1ª etapa, o que, se confirmado também dessa vez, pode significar mais um índice recorde de reprovações.

Fonte: Pernambuco.com

Faço o meu exame em Dezembro, começo o cursinho preparatório sábado e ainda sou estudante do 10º período, tomara que este percentual se mantenha! rs

FELIZ DIA DO ESTUDANTE, FELIZ DIA DO ADVOGADO!

Nenhum comentário: