quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sabe qual a ligação entre a Organização dos Estados Americanos e os presídios de Pernambuco?


"OEA determina adoção de medidas cautelares para proteger presos de Pernambuco"

Após receber denúncias de violações de direitos humanos no Presídio Aníbal Bruno, em Recife, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) determinou ao governo brasileiro a adoção de medidas cautelares para proteger a vida e a integridade dos presos da instituição. O documento da OEA foi encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores. O governo brasileiro tem até o dia 24 de agosto para prestar informações sobre o cumprimento das determinações.

O relatório com as principais denúncias foi enviado à OEA em junho pelas organizações de defesa dos direitos humanos Pastoral Carcerária, Serviço Ecumênico de Militância nas Prisões, Justiça Global e Clínica Internacional de Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Harvard. As denúncias têm como base as visitas feitas por representantes dessas organizações às instalações do presídio.

De acordo com as organizações de defesa dos direitos humanos, o Presídio Aníbal Bruno é uma das maiores prisões da América Latina, com cerca de 4,8 mil presos em um espaço que comporta 1,4 mil.
Reportagem completa no site: Faculdade Asces


A OEA determina que o governo brasileiro aumente o número de agentes de segurança no presídio, pois a penitenciária é controlada por "chaveiros"*!


*chaveiros = presos que fazem o trabalho dos agentes penitenciários



Ahhh Brasil!

Nenhum comentário: