sábado, 24 de setembro de 2011

A Palestina merece ser Estado!

Período passado na faculdade, cursando a disciplina de Direito Internacional Público, fizemos um júri simulado (e "bote" simulado nisso)!
Nele, a problemática sobre a soberania da cidade de "Jerusalém" era colocado em discussão e o conselho de sentença deveria decidir sobre quem deveria ficar com a titularidade de tal cidade.
Meu grupo teve o prazer de estudar este conflito milenar entre palestinos e israelenses, fazendo menção a princípios de direito internacional, princípios religiosos e fatos históricos.

"Advogados" antes da defesa.


Durante a defesa...


Palestinos aguardando a decisão do "Conselho de Sentença".

Pois bem, como durante essa semana a ONU - Organização das Nações Unidas - voltou a tratar sobre o tema, contando inclusive com o discurso da nossa chefe do executivo, decidi compartilhar a "petição inicial" fictícia que preparamos na época da apresentação para dar veracidade a encenação.
Pra quem tem o interesse de entender um pouco deste conflito e o sofrimento do povo palestino, garanto que ela vai ajudar muito...
Para baixar a petição, basta clicar aqui!

E independende do resultado na vida real, e do poder de veto que detém os Estados Unidos da América...
Em nosso júri simulado, a justiça foi feita, meu grupo saiu vencedor, a Palestina teve seu direito reconhecido!


"Comemoração palestina!" \o/

2 comentários:

Jullieta disse...

E antes deste trabalho eu apoiava a causa judaica, defendia que depois de tanto sofrimento eles tinham direito a um Estado que os representasse. Só depois de ler para pensar nos argumentos de defesa da Palestina é que percebi como a mídia nos leva a desacreditar nos palestinos e defender os judeus, só quando nos aprofundamos um pouquinho no tema é que percebemos que a história é bem diferente. Espero que a situação da Palestina, finalmente, começe a mudar.

Allyne Evellyn disse...

qeria mesmo entender um poquinho desse conflito, vc me explica quinta? xerooo