segunda-feira, 7 de junho de 2010

Usucapir - Eis o desafio.

- OBSERVAÇÕES PRÉVIAS
Estou a beira da semana de provas e sério, tudo que envolve minha vida tem se tornado uma correria.
Fazem três semanas que não vejo meus pais, são seminários e mais seminários para apresentar.
Mas estou no pique, vou manter a pisada!
Não sei se pelo fato de não saber dividir meu tempo, mas ultimamente tenho até respirado menos para conseguir realizar meu afazeres com mais agilidade.
Andei pensando numa forma para evitar a rotina e consequentemente todas suas cargas negativas.
E então a partir dessa semana e por todas as que se seguirem irei me propor uma espécie de auto-desafio, será uma forma prática de motivação pessoal! Para não acabar se perdendo em meio ao cansaço. Estou começando e espero que realmente dê certo...

Pois bem, em meio a tantos trabalhos na faculdade, um deles pede uma explanação sobre "as formas de aquisição originária da propriedade de um bem móvel", a princípio pode até parecer meio cansativo, mas quem não já ouviu falar na palavra USUCAPIÃO?
É um termo muito comum, mesmo fora da área dos juristas. Ação de Usucapião, bens usucapíveis (perceba como é importante que a palavra até verbo se tornou).
Pra quem não sabe, o Usucapião é uma forma de um agente se tornar proprietário de um determinado bem móvel ou imóvel, pelo uso, ao longo de determinado tempo.
Isso mesmo, o usucapião não só serve para aquelas pessoas que estão a mais de 15 anos como possuidores de uma casa e almejam se tornar proprietários. Ele é bem mais abrangente, pois inclui também qualquer tipo de bem móvel!
Você deve estar se perguntando assim como eu me perguntei, que tipos de bens móveis?
E eu lhes digo: QUALQUER UM. Ex.: Um auto-móvel, uma motocicleta, etc.
Já imaginou, encontrar um carro com a porta aberta na rua, entrar, ligar, sair, passar um determinado tempo com ele e depois tornar-se o dono? (risos)
Esse procedimento é bem curioso e é sobre isso que pretendo me aprofundar.

O DESAFIO DESSA SEMANA SERÁ:
- COMO SE DÁ O USOCAPIÃO DE BENS MÓVEIS? E ALGUMAS OBSERVAÇÕES CURIOSAS SOBRE O ASSUNTO.

Um comentário:

Nilton Cezar disse...

Estou certo de que você já venceu esse novo desafio.

Um forte abraço!